sexta-feira, 30 de março de 2018

FORMACAO CONTINUADA /2018.


Planejamento e Gestão Pedagógica 
2- JUSTIFICATIVA

A construção da educação de qualidade tem como um dos seus elementos centrais o planejamento. O ato de planejar implica refletir, analisar, ponderar e definir os objetivos e as prioridades da escola a fim de que a mesma atinja o seu principal objetivo, que é o de criar condições para que todo estudante aprenda e se desenvolva.

Segundo o professor Celso Vasconcellos planejar, antes de tudo, é refletir sobre os desafios da realidade da escola e da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. (VASCONCELLOS, 2002, p. 133). 
Por meio da organização do planejamento, cada escola deverá assegurar os conceitos essenciais, os conteúdos e as estratégias para possibilitar a apropriação do conhecimento das diferentes áreas, de maneira que todo estudante tenha o direito à igualdade de acesso aos bens culturais produzidos historicamente pela humanidade.
Nesse sentido, é de fundamental importância, nesse início de ano letivo, a discussão e organização dos aspectos pedagógicos da Unidade Escolar e, principalmente, planejar ações para a melhoria do processo de ensino aprendizagem e o trabalho desenvolvido na escola. Durante o curso de formação previsto para fevereiro de 2018, os profissionais da educação da Rede Estadual poderão debater coletivamente sobre os problemas da escola e o que poderá ser feito para sanar as dificuldades encontradas.
Os tempos e espaços disponibilizados para que cada escola debata e organize o ano letivo é uma estratégia para fomentar e potencializar a formação continuada, bem como comprometer os diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.


3- OBJETIVOS

3.1 Geral
·         Promover curso de formação continuada aos profissionais da educação da Rede Estadual para melhoria do processo de ensino aprendizagem nas escolas.

3.2 Específicos
  • Melhorar o processo de avaliação da aprendizagem nas escolas.
  • Elaborar o Plano de Ação da Unidade Escolar para o ano de 2018.
  • Compreender os princípios teórico-metodológicos da Teoria da Atividade.
  • Elaborar plano de curso anual articulado ao PPP da escola e a Teoria da Atividade.
  • Elaborar atividades de aprendizagem com base no referencial teórico trabalhado nos vídeos e textos.
  • Promover a reflexão do papel do(a) professor(a) na atualidade.
  • Discutir ações para uma Educação em Direitos Humanos e Diversidade
  •  
  • Realizado na EEF NOSSA SENHORA DA SALETE  com professoras, diretora e membro da ADR de Quilombo




Dinâmica do papel amassado: Reflexão dificuldades de aprendizagem!







Dinâmica: PLANEJAMENTO!












 Dinâmica do Por do sol: Como avaliar?







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