Planejamento e Gestão Pedagógica
2- JUSTIFICATIVA
A construção da educação de qualidade tem
como um dos seus elementos centrais o planejamento. O ato de planejar implica
refletir, analisar, ponderar e definir os objetivos e as prioridades da escola
a fim de que a mesma atinja o seu principal objetivo, que é o de criar
condições para que todo estudante aprenda e se desenvolva.
Segundo o professor Celso Vasconcellos
planejar, antes de tudo, é refletir sobre os desafios da realidade da escola e
da sala de aula, perceber as necessidades, re-significar o trabalho, buscar
formas de enfrentamento e comprometer-se com a transformação da prática. (VASCONCELLOS,
2002, p. 133).
Por meio da organização do planejamento, cada
escola deverá assegurar os conceitos essenciais, os conteúdos e as estratégias
para possibilitar a apropriação do conhecimento das diferentes áreas, de
maneira que todo estudante tenha o direito à igualdade de acesso aos bens
culturais produzidos historicamente pela humanidade.
Nesse sentido, é de fundamental importância,
nesse início de ano letivo, a discussão e organização dos aspectos pedagógicos
da Unidade Escolar e, principalmente, planejar ações para a melhoria do
processo de ensino aprendizagem e o trabalho desenvolvido na escola. Durante o
curso de formação previsto para fevereiro de 2018, os profissionais
da educação da Rede Estadual
poderão debater coletivamente sobre os problemas da escola e o que poderá ser
feito para sanar as dificuldades encontradas.
Os tempos e espaços disponibilizados para que
cada escola debata e organize o ano letivo é uma estratégia para fomentar e
potencializar a formação continuada, bem como comprometer os diferentes atores
envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
3-
OBJETIVOS
3.1 Geral
·
Promover curso de formação
continuada aos profissionais
da educação da Rede Estadual para melhoria do processo de ensino aprendizagem
nas escolas.
3.2 Específicos
- Melhorar o processo de avaliação da aprendizagem nas escolas.
- Elaborar o Plano de Ação da Unidade Escolar para o ano de 2018.
- Compreender os princípios teórico-metodológicos da Teoria da Atividade.
- Elaborar plano de curso anual articulado ao PPP da escola e a Teoria da Atividade.
- Elaborar atividades de aprendizagem com base no referencial teórico trabalhado nos vídeos e textos.
- Promover a reflexão do papel do(a) professor(a) na atualidade.
- Discutir ações para uma Educação em Direitos Humanos e Diversidade
- Realizado na EEF NOSSA SENHORA DA SALETE com professoras, diretora e membro da ADR de Quilombo
Dinâmica do papel amassado: Reflexão dificuldades de aprendizagem!
Dinâmica: PLANEJAMENTO!
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