A Semana de Integração é um momento de programação específica que objetiva:
apresentar a proposta de Educação para toda a comunidade escolar; integrar todas as
pessoas que fazem parte da escola para que se inicie um processo de interação e
colaboração; fazer um diagnóstico dos interesses, conhecimentos e gostos dos estudantes e
construir combinados, estabelecer regras de convivência, rotinas, entre outros.
Nessa Semana acontecem atividades especiais, que promovem a aproximação
dos membros da comunidade escolar com os componentes curriculares das Áreas de
Conhecimento. A programação desta semana especial conjuga atividades diversificadas,
respeitando as diferentes realidades regionais e especificidades de cada escola. As
atividades aqui exemplificadas têm a preocupação de promover a participação efetiva dos
alunos, evitando a realização de” longas apresentações” ou “palestras”.
Mas o que há de diferente neste período? A participação dos estudantes! As
atividades elaboradas têm como maior ponto de preocupação promover a participação
efetiva dos alunos, já proporcionando na primeira semana de aulas, a oportunidade aos
jovens de sentirem “um gostinho” do que vivenciarão ao longo do ano, uma nova
possibilidade de relação com os estudos, com os colegas e com os educadores.
apresentar a proposta de Educação para toda a comunidade escolar; integrar todas as
pessoas que fazem parte da escola para que se inicie um processo de interação e
colaboração; fazer um diagnóstico dos interesses, conhecimentos e gostos dos estudantes e
construir combinados, estabelecer regras de convivência, rotinas, entre outros.
Nessa Semana acontecem atividades especiais, que promovem a aproximação
dos membros da comunidade escolar com os componentes curriculares das Áreas de
Conhecimento. A programação desta semana especial conjuga atividades diversificadas,
respeitando as diferentes realidades regionais e especificidades de cada escola. As
atividades aqui exemplificadas têm a preocupação de promover a participação efetiva dos
alunos, evitando a realização de” longas apresentações” ou “palestras”.
Mas o que há de diferente neste período? A participação dos estudantes! As
atividades elaboradas têm como maior ponto de preocupação promover a participação
efetiva dos alunos, já proporcionando na primeira semana de aulas, a oportunidade aos
jovens de sentirem “um gostinho” do que vivenciarão ao longo do ano, uma nova
possibilidade de relação com os estudos, com os colegas e com os educadores.
Realizamos dinâmicas com todos todos os dias e em sala cada Professor com seu Componente Curricular também organizou sua dinâmica.
1º DIA: Boas vindas através da entrada pelo tapete vermelho ao som da música Ser Humano de Zeca Pagodinho.
Apresentando o colega
Diretora organiza com alunos e professores os combinados (Regimento Interno)
Recepção dos alunos das series iniciais;
Com a presença de pais, alunos, professoras e diretora formamos a teia do conhecer
2º DIA: Dinâmica quebra gelo: PRESI
Respeitar uns aos outros e as hierarquias, bem como entender que para dar certo cada função desempenhada é importante e crucial, portanto cada um deve fazer sua função com desempenho, amor e dedicação.
3º DIA: NÃO SER INDUZIDO AO ERRO
Precisamos prestar atenção para nao cometer erros, bem como saber interpretar os comandos que sao nos dados.
Em sala realizamos questionário para conhecermos nossos alunos.
4º DIA: Com bambolê organizamos a dinâmica para analisar o comportamento de cada um porem feita em grupos.
Foi entregue questionário aos pais dos novos alunos para atualizar dados do PPE.
CÁPSULA DO TEMPO
NESTE ANO
LETIVO O QUE EU ESPERO DE:
A) MEUS PAIS?
B) DE MIM NESTE ANO LETIVO?
C) DOS COLEGAS DE SALA DE AULA?
D) DE MINHAS PROFESSORAS?
E) DO MUNDO?
F) DA ESCOLA?
G) DO GRÊMIO ESTUDANTIL?
H) QUAL SONHO GOSTARIA DE REALIZAR
NESTE ANO DE 2020?
