PIZZARIA MATEMÁTICA
Publico alvo: 6° ano
Objeto do Conhecimento:
*Frações: significado (parte/todo, quociente) e cálculo da fração de um número natural.
Habilidade da BNCC:
*(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas
que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número
natural, com e sem uso de calculadora.
Participantes:
*Todos os alunos da turma, separados em no
máximo 6 alunos.
Orientação/sugestão ao professor:
O
jogo deve ser utilizado após a explicação do conteúdo pelo professor, como uma
atividade extra para fixar o conteúdo e desenvolver o cálculo mental. Sendo assim:
O objetivo
dos professores de matemática deverá ser o de ajudar as pessoas a entender a matemática
e encorajá-las e acreditar que é natural e agradável continuar a usar e
aprender matemática como uma parte sensível, natural e agradável. (BRITO 2001,
p. 43).
Dessa
forma, durante o desenvolvimento e desenvolvimento do jogo, o professor pode
acompanhar os grupos, verificando as dificuldades e estratégias utilizadas
pelos alunos para completar a pizza. Após o termino do jogo, como atividade
extra pode solicitar que os alunos desenhem em seu caderno as pizzas, usando as
mesmas receitas e outras quantidades de porções, por ex: 60 porções, 36
porções, etc.