Com o ambiente propicio na escola, buscamos desenvolver o projeto de uma horta jardim, pomar de frutas e nativas permitindo a multidisciplinaridade como um fator de apresentar um conhecimento e integração dos professores e dos próprios alunos. Existe na escola espaços destinado a essas atividades de aprimorar e incentivar os professores e alunos a produção de alimentos orgânicos que exerce um papel complementar em sua alimentação diária. Procuramos estimular hábitos alimentares mais saudáveis, e a preservação do meio ambiente.
Objetivo Geral:
·
Apontar
para toda comunidade escolar qual a importância de consumir produtos orgânicos
e como dessa forma podemos proteger o meio ambiente.
Objetivos Específicos:
·
Incentivar
o plantio de verduras e legumes;
·
Trabalhar conceitos de educação ambiental;
·
Despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se
reconheça enquanto parte do meio ambiente, e também por isso, é necessário
preservá-lo;
·
Utilizar o espaço e os alimentos cultivados para ministrar aulas
multidisciplinares a respeito de conteúdos relacionados à horta em ciências,
biologia, geografia e outras matérias pertinentes;
·
Estimular a adoção de bons hábitos alimentares;
·
Valorizar o trabalho em equipe;
·
Conscientizar a respeito da importância dos alimentos orgânicos,
não só pela questão da saúde, mas pelo viés da importância econômica, uma vez
que são cultivados principalmente por pequenos produtores;
·
Trabalhar o processo de cultivo de alimentos e todas as
variáveis que o envolvem;
·
Estimular a observação como meio para levantar hipóteses e
solucionar problemas.
·
Desenvolver
a atenção e o raciocínio.
Desenvolvimento:
O desenvolvimento do
projeto na escola será feito em uma série de etapas. Em todas elas, é
importante a integração entre os alunos e os professores da escola e demais
profissionais da escola envolvidos.
Em todas elas há algo
que pode ser utilizado como fonte de aprendizado para os estudantes. Solos,
tanto a medição quanto a preparação, o clima, variedade das plantas, irrigação e
reflorestamento são alguns dos temas que podem ser abordados.
1ª
Etapa: Elaboração do projeto
Antes de tudo, é preciso
cuidar da elaboração do projeto. Para isso, é possível tomar o presente projeto
como base, apenas adaptando-o para a realidade de cada escola.
2ª
Etapa: Escolha do local
Uma vez que o projeto
esteja pronto e toda a comunidade escolar ciente da importância da horta, do
jardim, do pomar de frutas e do reflorestamento o próximo passo é escolher,
dentro da escola, o local mais adequado para o desenvolvimento.
Neste local, é preciso
levar em consideração a presença de alguns fatores, tais como o espaço que
possibilite uma boa execução do projeto, solo propício para plantações, fonte
de água próxima, alta incidência solar, fácil acesso tanto de professores,
quanto de alunos;
3ª
Etapa: Escolha das variedade e preparação adequada do solo;
Antes de iniciar a
plantação, é necessário certificar-se de que o solo está pronto para receber a
plantação. Nesta etapa, ter em mente o que será plantado pode facilitar o
processo, uma vez que cada tipo de planta se adequa melhor a um tipo de espaço.
Na hora de escolher o
que plantar, é preciso levar em consideração aqueles produtos que são
favoráveis ao clima do local, os que sejam da estação, e ainda, como eles podem
ser úteis na aprendizagem dos alunos.
Escolhidas as
variedades, é hora de preparar os canteiros, vasos, caixas ou qualquer outro
tipo de local onde será feita a plantação.
4ª
Etapa: Plantio e manutenção
Cumprindo todas as
etapas acima, o próximo passo envolve o plantio. Há alguns que são plantados em
sementes e outros em mudas, para cada um deles é importante observar o
procedimento adequado.
Terminada a etapa do
plantio, os alunos, junto com os professores e funcionários encarregados, se
responsabilizarão pelos cuidados necessários e pelo acompanhamento.
Chegado o período de
colheita, os alimentos poderão ser encaminhados para a cozinha e consumidos
usados como forma de complementar a merenda escolar se possível, divisão entre
alunos, ou doações para alguma entidade.
Avaliação:
Após a execução do
projeto, será feito analise dos pontos positivos e negativos, buscando melhorar
e mudar o que for necessário.
1-Título do Projeto: HORTA NA ESCOLA
2- Unidade Escolar: EEF Nossa
Senhora da Salete
3- Responsáveis: Anderson
Farfus.
4- Local de Realização: EEF NOSSA
SENHORA DA SALETE
5- Período de Realização: Ano
Letivo.
6- Público Atingido: Alunos e
professores
7- Relação dos Participantes e sua
função:
Professores: Explicar e desenvolver o
projeto com os alunos.
Alunos: Participar da execução do mesmo
8- Discriminação das atividades
realizadas por participantes, e quantas horas foram trabalhadas.
Professores: explicação e orientação para
os alunos, conscientização e importância dos alimentos orgânicos.
Alunos: conscientização sobre a importância de uma alimentação mais
saudável, o consumo de produtos orgânicos.
Foi trabalhado durante vários dias durante
o ano letivo.
9-
Resultados Obtidos:
A participação, o esforço
dos alunos e professores possibilitou uma compreensão mais técnica sobre a
produção de hortaliças e frutíferas e o manejo do solo. Importância da proteção do solo no controle
de insetos e ervas daninhas, assim como a conscientização do consumo de
produtos orgânicos e sustentáveis.
10-Dificuldades:
A maior dificuldade é com
relação ao cuidado pôs plantio ou semeadura (falta matéria prima).
A falta de parceria com a
Epagri do município.
11- Avaliação do Projeto:
A forma de avaliação foi
feita individual de cada aluno, foi seguindo alguns critérios como atenção,
colaboração, atitudes e desenvolvimento de atividades em grupo, assim como o
desenvolvimento de cada um juntamente com sua equipe.
12-
ANEXOS: