terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Projeto: Horta na Escola


  Com o ambiente propicio na escola, buscamos desenvolver o projeto de uma horta jardim, pomar de frutas e nativas permitindo a multidisciplinaridade como um fator de apresentar um conhecimento e integração dos professores e dos próprios alunos.  Existe na escola espaços destinado a essas atividades de aprimorar e incentivar os professores e alunos a produção de alimentos orgânicos que exerce um papel complementar em sua alimentação diária. Procuramos estimular hábitos alimentares mais saudáveis, e a preservação do meio ambiente.


Objetivo Geral: 

·         Apontar para toda comunidade escolar qual a importância de consumir produtos orgânicos e como dessa forma podemos proteger o meio ambiente.


Objetivos Específicos:

·         Incentivar o plantio de verduras e legumes;
·         Trabalhar conceitos de educação ambiental;
·         Despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente, e também por isso, é necessário preservá-lo;
·         Utilizar o espaço e os alimentos cultivados para ministrar aulas multidisciplinares a respeito de conteúdos relacionados à horta em ciências, biologia, geografia e outras matérias pertinentes;
·         Estimular a adoção de bons hábitos alimentares;
·         Valorizar o trabalho em equipe;
·         Conscientizar a respeito da importância dos alimentos orgânicos, não só pela questão da saúde, mas pelo viés da importância econômica, uma vez que são cultivados principalmente por pequenos produtores;
·         Trabalhar o processo de cultivo de alimentos e todas as variáveis que o envolvem;
·         Estimular a observação como meio para levantar hipóteses e solucionar problemas.
·         Desenvolver a atenção e o raciocínio.


Desenvolvimento:
O desenvolvimento do projeto na escola será feito em uma série de etapas. Em todas elas, é importante a integração entre os alunos e os professores da escola e demais profissionais da escola envolvidos.
Em todas elas há algo que pode ser utilizado como fonte de aprendizado para os estudantes. Solos, tanto a medição quanto a preparação, o clima, variedade das plantas, irrigação e reflorestamento são alguns dos temas que podem ser abordados.
1ª Etapa: Elaboração do projeto
Antes de tudo, é preciso cuidar da elaboração do projeto. Para isso, é possível tomar o presente projeto como base, apenas adaptando-o para a realidade de cada escola.
2ª Etapa: Escolha do local
Uma vez que o projeto esteja pronto e toda a comunidade escolar ciente da importância da horta, do jardim, do pomar de frutas e do reflorestamento o próximo passo é escolher, dentro da escola, o local mais adequado para o desenvolvimento.
Neste local, é preciso levar em consideração a presença de alguns fatores, tais como o espaço que possibilite uma boa execução do projeto, solo propício para plantações, fonte de água próxima, alta incidência solar, fácil acesso tanto de professores, quanto de alunos;
3ª Etapa: Escolha das variedade e preparação adequada do solo;
Antes de iniciar a plantação, é necessário certificar-se de que o solo está pronto para receber a plantação. Nesta etapa, ter em mente o que será plantado pode facilitar o processo, uma vez que cada tipo de planta se adequa melhor a um tipo de espaço.
Na hora de escolher o que plantar, é preciso levar em consideração aqueles produtos que são favoráveis ao clima do local, os que sejam da estação, e ainda, como eles podem ser úteis na aprendizagem dos alunos.
Escolhidas as variedades, é hora de preparar os canteiros, vasos, caixas ou qualquer outro tipo de local onde será feita a plantação.
4ª Etapa: Plantio e manutenção
Cumprindo todas as etapas acima, o próximo passo envolve o plantio. Há alguns que são plantados em sementes e outros em mudas, para cada um deles é importante observar o procedimento adequado.
Terminada a etapa do plantio, os alunos, junto com os professores e funcionários encarregados, se responsabilizarão pelos cuidados necessários e pelo acompanhamento.
Chegado o período de colheita, os alimentos poderão ser encaminhados para a cozinha e consumidos usados como forma de complementar a merenda escolar se possível, divisão entre alunos, ou doações para alguma entidade.

 

Avaliação:
Após a execução do projeto, será feito analise dos pontos positivos e negativos, buscando melhorar e mudar o que for necessário.


1-Título do Projeto: HORTA NA ESCOLA

2- Unidade Escolar: EEF Nossa Senhora da Salete

3- Responsáveis: Anderson Farfus.

4- Local de Realização: EEF NOSSA SENHORA DA SALETE

5- Período de Realização: Ano Letivo.

6- Público Atingido: Alunos e professores

7- Relação dos Participantes e sua função:
Professores: Explicar e desenvolver o projeto com os alunos.
Alunos: Participar da execução do mesmo

8- Discriminação das atividades realizadas por participantes, e quantas horas foram trabalhadas.
Professores: explicação e orientação para os alunos, conscientização e importância dos alimentos orgânicos.
Alunos: conscientização  sobre a importância de uma alimentação mais saudável, o consumo de produtos orgânicos.
Foi trabalhado durante vários dias durante o ano letivo.

9- Resultados Obtidos:
A participação, o esforço dos alunos e professores possibilitou uma compreensão mais técnica sobre a produção de hortaliças e frutíferas e o manejo do solo.  Importância da proteção do solo no controle de insetos e ervas daninhas, assim como a conscientização do consumo de produtos orgânicos e sustentáveis.

10-Dificuldades:
A maior dificuldade é com relação ao cuidado pôs plantio ou semeadura (falta matéria prima).
A falta de parceria com a Epagri do município.

11- Avaliação do Projeto:
A forma de avaliação foi feita individual de cada aluno, foi seguindo alguns critérios como atenção, colaboração, atitudes e desenvolvimento de atividades em grupo, assim como o desenvolvimento de cada um juntamente com sua equipe.

12- ANEXOS:






































































































































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