sexta-feira, 30 de março de 2018

Estudo da BNCC



Relatório da BNCC

            Durante o dia 20 de Março de 2018, ocorreu uma parada de estudos para o dia D da BNCC, onde se fizeram presentes diretora, professoras (03), mãe (01) e aluna (01), a pouca participação de alunos se deu devido à maioria dos alunos necessitarem de transporte escolar para vir até a escola. Estudamos, enquanto escola, o histórico da BNCC e seu percurso bem como os vídeos sugeridos e analisamos os componentes curriculares e as competências, chegando à conclusão que mudanças e inovações são necessárias para qualificar o ensino. Quanto aos componentes curriculares algumas mudanças de conteúdo que agora é ensinado no 9º ano e pela nova redação será a partir do 6º ano, estes ficarão ainda mais comprometidos tendo em vista que pela realidade os de agora do 9º ano não estão dando conta e no 6º ano não estamos conseguindo trabalhar os conteúdos curriculares devido ao déficit da aprendizagem advindas dos anos fundamentais iniciais, então nos preocupamos ainda mais, como ficará daqui pra frente?
No entanto, a controvérsias que nos deixam preocupados, pois situações propostas não condizem com a realidade encontrada nas escolas como, por exemplo:
- O distanciamento do Ensino Fundamental Anos Iniciais com os Anos Finais quanto à metodologia utilizada pelos professores;
- A diferença dos cursos de formação e a prática em sala de aula, alguns professores não aplicam a forma de ensino proposto;
- Adequar currículo da escola do campo com a realidade;
- Deve-se repensar a questão da não retenção dos Anos Iniciais, pois alguns alunos estão iniciando os Anos Finais sem saber as noções básicas necessárias a está fase de ensino;
- A alfabetização dos Anos Iniciais deve ser repensada, pois deixar para o terceiro ano concretizar isso não esta dando certo, pois estão chegando no 6º ano e saindo das series subsequentes sem saber ler e sem ter noções básicas da matemática.
Além de discutirmos sobre as dificuldades de aprendizagem encontradas até o presente momento com nossos alunos, bem como mudamos algumas estratégias de organização de sala e de prática de ensino. Leitura do PPP com relação as diversidades para entendermos a ideia exposta na BNCC confrontando com a Proposta Curricular de Santa Catarina para então podermos fazer as inclusões necessárias no PPP e posterior cada professor em seu componente curricular adequar as mudanças em seu plano de ensino não esquecendo da realidade em que a escola esta inserida. Aproveitamos ainda para terminar o projeto da V Conferencia Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.
 
Anexos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário