Relatório
da BNCC
Durante o dia 20 de Março de 2018, ocorreu uma parada de
estudos para o dia D da BNCC, onde se fizeram presentes diretora, professoras
(03), mãe (01) e aluna (01), a pouca participação de alunos se deu devido à
maioria dos alunos necessitarem de transporte escolar para vir até a escola.
Estudamos, enquanto escola, o histórico da BNCC e seu percurso bem como os
vídeos sugeridos e analisamos os componentes curriculares e as competências,
chegando à conclusão que mudanças e inovações são necessárias para qualificar o
ensino. Quanto aos componentes curriculares algumas mudanças de conteúdo que
agora é ensinado no 9º ano e pela nova redação será a partir do 6º ano, estes
ficarão ainda mais comprometidos tendo em vista que pela realidade os de agora
do 9º ano não estão dando conta e no 6º ano não estamos conseguindo trabalhar
os conteúdos curriculares devido ao déficit da aprendizagem advindas dos anos
fundamentais iniciais, então nos preocupamos ainda mais, como ficará daqui pra
frente?
No
entanto, a controvérsias que nos deixam preocupados, pois situações propostas
não condizem com a realidade encontrada nas escolas como, por exemplo:
- O distanciamento do
Ensino Fundamental Anos Iniciais com os Anos Finais quanto à metodologia
utilizada pelos professores;
- A diferença dos
cursos de formação e a prática em sala de aula, alguns professores não aplicam
a forma de ensino proposto;
- Adequar currículo da
escola do campo com a realidade;
- Deve-se repensar a
questão da não retenção dos Anos Iniciais, pois alguns alunos estão iniciando
os Anos Finais sem saber as noções básicas necessárias a está fase de ensino;
- A alfabetização dos
Anos Iniciais deve ser repensada, pois deixar para o terceiro ano concretizar
isso não esta dando certo, pois estão chegando no 6º ano e saindo das series
subsequentes sem saber ler e sem ter noções básicas da matemática.
Além
de discutirmos sobre as dificuldades de aprendizagem encontradas até o presente
momento com nossos alunos, bem como mudamos algumas estratégias de organização
de sala e de prática de ensino. Leitura do PPP com relação as diversidades para
entendermos a ideia exposta na BNCC confrontando com a Proposta Curricular de
Santa Catarina para então podermos fazer as inclusões necessárias no PPP e
posterior cada professor em seu componente curricular adequar as mudanças em
seu plano de ensino não esquecendo da realidade em que a escola esta inserida.
Aproveitamos ainda para terminar o projeto da V Conferencia Nacional Infanto
Juvenil pelo Meio Ambiente.
Anexos:
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