V
CNIJMA:
VAMOS
CUIDAR DO BRASIL CUIDANDO DAS ÁGUAS
PROTEÇÃO
DAS FONTES
Uma nascente, também
conhecida como olho d’água, mina
d’água, fio d’água, cabeceira ou fonte,
nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a
cursos d’água. As fontes de água surgem em determinados locais da superfície do
solo encontradas nas propriedades rurais.
A água apesar de ser considerado um recurso natural renovável, pode vir
a ser considerado um recurso limitado. Por que a sua qualidade esta ameaçada
pelas atividades humanas: esgotos domésticos, resíduos de fertilizante e
desmatamento e em todas as atividades realizadas pelo homem, a falta da água
terá consequências indesejáveis.
Visando frear o desperdício e a degradação da água, em todas as propriedades rurais de nossos alunos bem como na escola e motivados pela CNIJMA nos empenhado em criar meios para despertar uma consciência de uso racional da água bem como da preservação das fontes. As estratégias de recuperação ou preservação das nascentes devem englobar pontos básicos como: controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, ou seja, mata ciliar, minimizando também a contaminação química e biológica.
Visando frear o desperdício e a degradação da água, em todas as propriedades rurais de nossos alunos bem como na escola e motivados pela CNIJMA nos empenhado em criar meios para despertar uma consciência de uso racional da água bem como da preservação das fontes. As estratégias de recuperação ou preservação das nascentes devem englobar pontos básicos como: controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, ou seja, mata ciliar, minimizando também a contaminação química e biológica.
Objetivo Geral:
·
Conscientizar toda comunidade escolar quanto à
importância da proteção das fontes de água.
Objetivos
Específicos:
·
Incentivar o plantio da mata ciliar;
·
Distinguir diferentes formas de prevenção;
·
Reconhecer e aplicar os diversos cuidados
higiênicos com água;
·
Reconhecer a importância da contribuição
individual na preservação das fontes na propriedade rural;
·
Conscientização quanto ao desmatamento e
poluição ao redor das fontes de água;
Metodologia:
Foram
ministradas palestras, pesquisa, leituras e visitas práticas a fontes para
conhecimento e para análise, bem como apresentação das fotos das propriedades
de cada aluno, exibição do filme Rango que trata da disputa da água (poder) num
ambiente desértico com resoluções de questões.
Avaliação:
Após a execução do projeto, será feito analise dos pontos positivos e
negativos, buscando melhorar e mudar o que for necessário.
FOTOS DAS ATIVIDADES NO DIA DA CONFERENCIA NA ESCOLA:
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