quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ENTIDADES DEMOCRATICAS

     
           APP (Associação de Pais e Professores): Tem como finalidade integrar escola e comunidade através da participação de seus segmentos, participando com a equipe gestora, corpo docente e demais entidades da comunidade escolar na elaboração, execução, avaliação e re-elaboração do PPP da escola, sugerindo e reivindicando inovações físicas, administrativas, financeiras e pedagógicas. Também possui um papel fundamental na vida da escola, pois ela que organiza ações em busca de recursos financeiros para atender as necessidades imediatas da comunidade escolar.  Discutir, construir e reelaborar exige ação efetiva e participação de todos os segmentos da escola, tendo sua atribuição específica e de responsabilidade integradora para seu exercício de uma gestão participativa e democrática regida pelo estatuto próprio.

         CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR
Conselho Deliberativo Escolar, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 3429/98 de 08/12/98, deve ser uma instância de funcionamento permanente, cuja função é garantir a formação e a prática democrática na escola, educando os que dele participam e dependem para a vida democrática. Sua ação concreta se faz no planejamento participativo, efetiva integração entre os diversos segmentos inseridos na comunidade escolar, no acompanhamento e desenvolvimento das ações planejadas.
            Este Conselho vem favorecer a participação da comunidade na escola e a presença da escola na comunidade. Abrem espaço para as reivindicações dos alunos, professores, pais e comunidade, possibilitando que as famílias e os educadores atuem juntos na melhoria do atendimento escolar. Não apenas uma instância de natureza administrativa, mas também uma instância de natureza política e pedagógica. Suas funções de caráter consultivo, normativo, deliberativo e avaliativo estão expressas na Portaria nº 008/99, que fixa normas complementares ao seu funcionamento.
           
O GRÊMIO ESTUDANTIL
O Grêmio Estudantil é o órgão que possibilita condições de efetiva participação dos estudantes na elaboração, avaliação e re-laboração do Projeto Político Pedagógico, e suas ações e contribuições devem ser pautadas no respeito e cooperação. O Grêmio Estudantil da EEF Nossa Senhora da Salete é uma entidade constituída pelos alunos regularmente matriculados e também por um aluno de cada ano do município sendo de 1º ao 5º, já que estes compartilham da escola com igualdades de direitos dos alunos matriculados na rede estadual de ensino, com sede na própria Unidade Escolar e sua diretoria tem mandato determinado de 02 anos.  É o órgão de representação da classe estudantil perante o corpo docente e administrativo da Escola, sendo regido por Estatuto Próprio.

Objetivo:

 Contribuir coletivamente para a melhoria do processo ensino-aprendizagem nos seus diversos aspectos, juntamente com a equipe gestora na unidade escolar, discutindo, analisando e avaliando aas atividades que envolvem toda a comunidade escolar.



METODOLOGIA:
-          Ambas as entidades devem se unir para trabalhar junto, visando sempre à melhoria da escola, tanto no âmbito físico, administrativo, financeiro, quanto pedagógico.

AVALIAÇÃO:        
A APP, Conselho Deliberativo e o Grêmio Estudantil, tem se encontrado para decidir e analisar as ações desenvolvidas durante o período letivo, buscando sempre melhorias do processo educacional.




1-Título do Projeto: Parcerias com as Entidades Democráticas
2- Unidade Escolar: EEF Nossa Senhora Da Salete
3- Responsáveis: Sonia Mara Enderle Flores
4- Local de Realização: EEF NOSSA SENHORA DA SALETE
5- Período de Realização: Ano letivo.
6- Público Atingido: Alunos, professores, funcionários, pais e direção.

7- Relação dos Participantes e sua função:
As entidades todas juntas devem acompanhar em parceria com a equipe gestora e as demais entidades representativas da escola, a operacionalização dos projetos em desenvolvimento da Unidade Escolar e aplicação dos recursos financeiros destinados a estes projetos com o intuito de sempre melhorar o ensino aprendizagem.

 8- Discriminação das atividades realizadas por participantes, e quantas horas foram trabalhadas.
As entidades trabalharam juntas para desenvolver os projetos que foram trabalhados durante o período letivo.

9- Resultados Obtidos:
A melhora da relação entre alunos, professores e pais, bem como a presença mais efetiva dos pais na escola participando da vida escolar de seus filhos, assim como os membros das diretorias quando da realização dos projetos melhorias e demais necessidades da escola.

10-Dificuldades:               
A falta de verbas para fazer adequações que são necessárias na escola.

11- Avaliação do Projeto:
A APP, Conselho Deliberativo e o Grêmio Estudantil, analisaram suas ações desenvolvidas durante o período letivo, buscando melhoria do processo educacional, inovando e mudando sempre que necessário tendo como meta cada dia trazer mais um pai para participar ativamente da escola.





12- Anexos:

Ações do Grêmio Estudantil Coração de Estudante, APP E Conselho Deliberativo.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário