APRESENTAÇÃO
Este trabalho aborda a importância do educando para obter conhecimentos
sobre os diretos e deveres enquanto cidadão e tendo como tema: Leituras para
cidadania, visando uma educação voltada para todos os ambientes em que o
educando, comunidade escolar, pais, educadores estão inseridos, para que assim
tornem-se pessoas sensibilizadas e conhecedoras dos seus direitos e deveres.
Digo isso por que as nossas ações sejam elas simples como o de comprar um simples
produto em uma loja, mercado ou livraria e até mesmo na escola como relação a
comportamentos e atitudes, e é por essa observação que o projeto vem de
encontro com os anseios deles, e os educandos percebam-se cidadãos inseridos na
sociedade. Sendo assim, percebe-se que o ser humano esta começando a sentir-se
também um ser responsável por tudo que hoje esta acontecendo.
Nesse intuito na primeira etapa nos fizemos junto com os alunos a leitura
do ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), com o intuito de que eles
percebam o quanto eles já desde o útero de suas mães já tem o primeiro e mais
importante direito á vida.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho justifica-se em informar a conscientizar os pais, alunos
comunidade em geral da importância de se desenvolver a cidadania com coerência
na sociedade, conhecendo e exercendo o seu papel de cidadão de forma critica. A
escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar sua
comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir
no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a
sociedade com respeito e compromisso de todos.
OBJETIVO
GERAL:
Fazer com que o individuo perceba-se integrante dependente e agente
transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre
eles contribuindo ativamente para a melhoria do conhecimento sobre
cidadania, distinguindo direitos e
deveres para uma melhor qualidade de vida diferenciando as diversas realidades
da sociedade, sendo saúde, educação, lazer,
etc.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Conscientizar os educandos e comunidade escolar da importância dos
direito e deveres do cidadão como forma compromissada e respeitosa;
Sensibilizar, compreendendo que o meio em que vivemos é o resultado das
relações de intercâmbio entre a escola e a sociedade em um espaço de tempo concreto
de diversos grupos sociais;
Informar e identificar de forma coerente o que é cidadania.
METODOLOGIA:
Na realização deste projeto serão envolvidas todas as séries, através de
pesquisas, produções de historias em quadrinho, cartazes, slides, quebra cabeça, etc. O projeto será
desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua, contando com a participação
de toda a comunidade escolar. Algumas sugestões podem ser sugeridas pelos
professores para melhor desenvolvimento de suas aulas: vídeos, palestras,
textos informativos, confecção de cartazes, etc.
AVALIAÇÃO:
Após a execução do projeto, será feito analise de como transcorreu a
realização do mesmo através de debates, falas, e participação e envolvimento nas atividades.
DIFICULDADES:
Encontrar um profissional gabaritado para ministrar uma palestra sobre o tema a um custo compatível com a realidade escolar.
12 – ANEXOS:
HISTORIA EM QUADRINHOS SOBRE
OS DIREITOS DAS CRIANÇAS.
QUEBRA CABEÇA COM DIREITOS E DEVERES. MONTAR E EXPLICAR CADA GRUPO PARA OS DEMAIS.
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