segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

CIDADANIA E DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

APRESENTAÇÃO

Este trabalho aborda a importância do educando para obter conhecimentos sobre os diretos e deveres enquanto cidadão e tendo como tema: Leituras para cidadania, visando uma educação voltada para todos os ambientes em que o educando, comunidade escolar, pais, educadores estão inseridos, para que assim tornem-se pessoas sensibilizadas e conhecedoras dos seus direitos e deveres. Digo isso por que as nossas ações sejam elas simples como o de comprar um simples produto em uma loja, mercado ou livraria e até mesmo na escola como relação a comportamentos e atitudes, e é por essa observação que o projeto vem de encontro com os anseios deles, e os educandos percebam-se cidadãos inseridos na sociedade. Sendo assim, percebe-se que o ser humano esta começando a sentir-se também um ser responsável por tudo que hoje esta acontecendo.
Nesse intuito na primeira etapa nos fizemos junto com os alunos a leitura do ECA (Estatuto da criança e do Adolescente), com o intuito de que eles percebam o quanto eles já desde o útero de suas mães já tem o primeiro e mais importante direito á vida.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho justifica-se em informar a conscientizar os pais, alunos comunidade em geral da importância de se desenvolver a cidadania com coerência na sociedade, conhecendo e exercendo o seu papel de cidadão de forma critica. A escola como formadora de cidadãos tem a função de antecipar e provocar sua comunidade de maneira consciente sobre os valores que o cidadão precisa possuir no cumprimento dos seus deveres, para usufruir de seus direitos perante a sociedade com respeito e compromisso de todos.

OBJETIVO GERAL:

Fazer com que o individuo perceba-se integrante dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles contribuindo ativamente para a melhoria do conhecimento sobre cidadania,  distinguindo direitos e deveres para uma melhor qualidade de vida diferenciando as diversas realidades da sociedade, sendo saúde,  educação, lazer, etc.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Conscientizar os educandos e comunidade escolar da importância dos direito e deveres do cidadão como forma compromissada e respeitosa;
Sensibilizar, compreendendo que o meio em que vivemos é o resultado das relações de intercâmbio entre a escola e a sociedade em um espaço de tempo concreto de diversos grupos sociais;
Informar e identificar de forma coerente o que é cidadania.

METODOLOGIA:

Na realização deste projeto serão envolvidas todas as séries, através de pesquisas, produções de historias em quadrinho, cartazes, slides, quebra cabeça, etc. O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar e contínua, contando com a participação de toda a comunidade escolar. Algumas sugestões podem ser sugeridas pelos professores para melhor desenvolvimento de suas aulas: vídeos, palestras, textos informativos, confecção de cartazes, etc.


AVALIAÇÃO:

Após a execução do projeto, será feito analise de como transcorreu a realização do mesmo através de debates, falas, e participação e envolvimento nas atividades.


 DIFICULDADES:
  Encontrar um profissional gabaritado para ministrar uma palestra sobre o tema a um custo compatível com a realidade escolar.

 12 – ANEXOS:


HISTORIA EM QUADRINHOS SOBRE OS DIREITOS DAS CRIANÇAS.











 QUEBRA CABEÇA COM DIREITOS E DEVERES. MONTAR E EXPLICAR CADA GRUPO PARA OS DEMAIS.





 O QUE ENTENDERAM DESTA MENSAGEM.




Nenhum comentário:

Postar um comentário