quinta-feira, 18 de novembro de 2021

EDUCAÇÃO FISCAL

EDUCAÇÃO FISCAL

            Educação Fiscal é um conjunto de ações educativas que visa mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão.

 

OBJETIVO

            O objetivo da Educação Fiscal é formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos; entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos; estar motivado para o exercício da cidadania plena.

 

PAPEL DA ESCOLA

            A escola tem um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável para todos, pois, ao educar seus estudantes, tem a oportunidade de formar cidadãos críticos, dotados de condições que permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos; conscientes, responsáveis; com uma visão global; capazes de intervir e modificar a realidade social. Assim, a Educação Fiscal deve ser trabalhada de forma transversal, perpassando por todos os componentes curriculares; as ações educativas devem ser desenvolvidas na promoção da cidadania e dos interesses coletivos, construindo valores e indivíduos socialmente responsáveis, voltados para a justiça fiscal, com vista ao bem comum, à melhoria da qualidade de vida e à sustentabilidade da democracia.

 

            Na disciplina de Língua Estrangeira- Inglês, com as turmas de sexto à nono ano, foi realizada a leitura e discussão de texto sobre os impostos de importação, com o objetivo de conscientizar os adolescente e jovens sobre a importância dos impostos advindos dos produtos estrangeiros e da aplicação dos recursos gerados por eles. 





O professor de Ensino Religioso trabalhou com os alunos a música “Imagine”. Sua letra fala de um mundo sem países, sem religião, sem posses, todo mundo vivendo como iguais sem ninguém a ser subordinado.

            Isso seria possível num mundo tão capitalista de hoje? Tão globalizado, com hierarquias. Como ficaria as impressas e o nosso modo de viver onde tudo se faz com dinheiro, onde tudo é urgente.

            Se possível viver com menos e se realmente precisamos de tudo o que nos apresentam para viver melhor.






Atividade AEE. Fazer com que o aluno compreenda a importância de exigir a nota ou o cupom fiscal na hora das compras, para entender o porquê do motivo de pagamos impostos, para entender que com as notas ou cupons fiscais as empresas não podem não sonegar impostos e também saber quais serviços públicos temos direito, seja se morarmos na cidade ou no interior de um Município.















Ciências. Trabalhar o desequilíbrio ecológico, efeito estufa, causas e consequências com bate papo e atividades interativas, despertando a responsabilidade social. Realizado as atividades sobre efeito estufa. Utilizar o livro didático para leitura pagina 191 trabalhar sustentabilidade, com dinâmica em sala de aula. (Apostila pagina 101).

            Na sequência trabalhar Educação fiscal dentro do contesto sonegação de impostos que favorece o desmatamento clandestino. Cada aluno após o diálogo apresentara sua opinião e pesquisa. Para aprofundar o imposto que sua família contribui para receita o aluno deverá fazer uma análise dos gastos e entradas de sua própria família e apresentar aos colegas.








Educação fiscal matéria Matemática.

   Interpretando a fatura de energia elétrica. Você sabe calcular e conferir a sua conta de luz?

            A matemática nos ajuda a interpretar essa conta que tem nos assustado muito! Para essa atividade foi solicitado antecipadamente, que os alunos trouxessem uma fatura de energia elétrica atual de sua residência para o estudo, cada aluno calculou o preço a pagar pelo seu consumo de energia elétrica, trabalhando assim a educação fiscal na fatura de energia elétrica, conhecendo cada um dos impostos que tem nela.

Tendo como objetivos calcular os impostos na conta de luz e refletir sobre a possibilidade da Matemática, através da Educação Fiscal, ser um instrumento social.

            Trabalhei também com o 9º ano sobre juros, onde o objetivo foi ensinar os estudantes a lidarem com o dinheiro, mesmo que seja explicando noções básicas, é o primeiro passo para que eles sejam capazes de gerir as próprias finanças de maneira mais consciente no futuro.

Utilizar conceitos da Matemática para analisar vantagens e desvantagens nas transações comerciais e compreender juro como uma compensação em dinheiro que se paga ou que se recebe.

                Estudo sobre o cálculo de Juros, onde a aprendizagem desse conteúdo será importante para a compreensão dos(as) alunos(as) a respeito de situações financeiras que envolvem Juros, por exemplo, tipos de financiamentos e/ou empréstimos, apresentando situações problemas, a fim de melhorar a compreensão do conteúdo.



Língua Portuguesa. Trabalhou-se a educação fiscal com os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, a fim de que, estes conheçam o processo de tributação ao longo da história e que tomem consciência de que suas ações também impactam, positiva ou negativamente, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

6º e 7º - gênero histórias em quadrinhos, leitura, debate e interpretação.

8º e 9º - vídeo: Educação fiscal e cidadania, que história é essa?

              Música: Hino da Cidadania

              Debate e acróstico






Componente Curricular: Arte

Ano: 8º, 7º, 6º e 9º ano.

 

COMPETÊNCIAS GERAIS DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO: Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

 

OBJETIVOS:  

       Conhecer através de vídeo teatro as diferentes formas de contribuir com a Educação fiscal d. 

       Elaborar história em quadrinhos para demonstrar o conhecimento adquirido no vídeo teatro.

 

HABILIDADES: (EF01AR06r) Aperfeiçoar a percepção, o imaginário, o simbólico e o repertório imagético por meio de ações poéticas. 

(EF06AR03) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

METODOLOGIA: Assistir vídeo teatro com o tema Educação fiscal, leitura de textos: Contextualização, e elaboração de textos para história em quadrinhos, desenho dos personagens da história e apresentação.

Objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos): Elementos da linguagem visual na elaboração de história em quadrinhos. 

ATIVIDADE: Assistir Vídeo teatro, descrever a compreensão do texto em história em quadrinhos com desenho pintura e escrita sobre papel A4. 

 

 





 


Educação Física. Fizemos a leitura, o debate sobre encarrando as dívidas, depois cada um em seu caderno fez um texto sobre o que aprendeu com essa história. Meu objetivo é deles entenderem que tem coisas que não são necessárias para comprar.
            



O Projeto Educação Fiscal na disciplina de história foi trabalhado com os alunos em casa com a família através de um texto contando a história dos impostos e quais são pagos, e como são retribuídos a população e um questionário envolvendo os mesmos. Depois em sala foi trabalhado com todas as turmas as experiências que tiveram com as famílias em casa. Foi uma experiência boa para os alunos pois aprenderam como os impostos são usados se o quanto a população deixa de ganhar se não exigimos nota fiscal, se não pagarmos os impostos ou os órgãos não usam de maneira adequada os mesmos.



 































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário