EDUCAÇÃO FISCAL
Educação
Fiscal é um conjunto de ações educativas que visa mobilizar o cidadão para a
compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios
para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de
financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e
o papel cooperativo do cidadão.
OBJETIVO
O
objetivo da Educação Fiscal é formar cidadãos capazes de compreender a função
social dos tributos; entender a importância de acompanhar a aplicação dos
recursos públicos; estar motivado para o exercício da cidadania plena.
PAPEL DA
ESCOLA
A escola tem um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável para todos, pois, ao educar seus estudantes, tem a oportunidade de formar cidadãos críticos, dotados de condições que permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos; conscientes, responsáveis; com uma visão global; capazes de intervir e modificar a realidade social. Assim, a Educação Fiscal deve ser trabalhada de forma transversal, perpassando por todos os componentes curriculares; as ações educativas devem ser desenvolvidas na promoção da cidadania e dos interesses coletivos, construindo valores e indivíduos socialmente responsáveis, voltados para a justiça fiscal, com vista ao bem comum, à melhoria da qualidade de vida e à sustentabilidade da democracia.
Na disciplina de Língua Estrangeira- Inglês, com as
turmas de sexto à nono ano, foi realizada a leitura e discussão de texto sobre
os impostos de importação, com o objetivo de conscientizar os adolescente e
jovens sobre a importância dos impostos advindos dos produtos estrangeiros e da
aplicação dos recursos gerados por eles.
O professor de Ensino Religioso trabalhou
com os alunos a música “Imagine”. Sua letra fala de um mundo sem países, sem
religião, sem posses, todo mundo vivendo como iguais sem ninguém a ser
subordinado.
Isso
seria possível num mundo tão capitalista de hoje? Tão globalizado, com
hierarquias. Como ficaria as impressas e o nosso modo de viver onde tudo se faz
com dinheiro, onde tudo é urgente.
Se
possível viver com menos e se realmente precisamos de tudo o que nos apresentam
para viver melhor.
Ciências. Trabalhar o desequilíbrio ecológico, efeito estufa,
causas e consequências com bate papo e atividades interativas, despertando a
responsabilidade social. Realizado as atividades sobre efeito estufa. Utilizar o livro
didático para leitura pagina 191 trabalhar sustentabilidade, com dinâmica em
sala de aula. (Apostila pagina 101).
Na sequência
trabalhar Educação fiscal dentro do contesto sonegação de impostos que favorece
o desmatamento clandestino. Cada aluno após o diálogo apresentara sua opinião e
pesquisa. Para aprofundar o imposto que sua família contribui para receita o
aluno deverá fazer uma análise dos gastos e entradas de sua própria família e
apresentar aos colegas.
Educação
fiscal matéria Matemática.
Interpretando a fatura de energia elétrica. Você sabe calcular e conferir a sua
conta de luz?
A
matemática nos ajuda a interpretar essa conta que tem nos assustado muito! Para
essa atividade foi solicitado antecipadamente, que os alunos trouxessem uma fatura
de energia elétrica atual de sua residência para o estudo, cada aluno calculou
o preço a pagar pelo seu consumo de energia elétrica, trabalhando assim a
educação fiscal na fatura de energia elétrica, conhecendo cada um dos impostos
que tem nela.
Tendo
como objetivos calcular os impostos na conta de luz e refletir sobre a
possibilidade da Matemática, através da Educação Fiscal, ser um instrumento
social.
Trabalhei também com o 9º ano sobre
juros, onde o objetivo foi ensinar os estudantes a lidarem com o dinheiro,
mesmo que seja explicando noções básicas, é o primeiro passo para que eles
sejam capazes de gerir as próprias finanças de maneira mais consciente no
futuro.
Utilizar conceitos
da Matemática para analisar vantagens e desvantagens nas transações comerciais
e compreender juro como uma compensação em dinheiro que se paga ou que se
recebe.
Estudo sobre o cálculo de Juros, onde a aprendizagem desse conteúdo será importante para a compreensão dos(as) alunos(as) a respeito de situações financeiras que envolvem Juros, por exemplo, tipos de financiamentos e/ou empréstimos, apresentando situações problemas, a fim de melhorar a compreensão do conteúdo.
Língua Portuguesa. Trabalhou-se a educação
fiscal com os alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, a fim de que,
estes conheçam o processo de tributação ao longo da história e que tomem
consciência de que suas ações também impactam, positiva ou negativamente, na
construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
6º
e 7º - gênero histórias em quadrinhos,
leitura, debate e interpretação.
8º e 9º - vídeo:
Educação fiscal e cidadania, que história é essa?
Música: Hino da Cidadania
Debate e acróstico
Componente Curricular: Arte
Ano: 8º,
7º, 6º e 9º ano.
COMPETÊNCIAS GERAIS DAS ÁREAS DO
CONHECIMENTO: Compreender as relações entre as linguagens da
Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das
novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual,
nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas
articulações.
OBJETIVOS:
• Conhecer
através de vídeo teatro as diferentes formas de contribuir com a Educação
fiscal d.
• Elaborar
história em quadrinhos para demonstrar o conhecimento adquirido no vídeo
teatro.
HABILIDADES: (EF01AR06r) Aperfeiçoar a
percepção, o imaginário, o simbólico e o repertório imagético por meio de ações
poéticas.
(EF06AR03) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
METODOLOGIA: Assistir vídeo teatro com o tema Educação fiscal, leitura de textos: Contextualização, e elaboração de textos para história em quadrinhos, desenho dos personagens da história e apresentação.
Objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos): Elementos da linguagem visual na elaboração de história em quadrinhos.
ATIVIDADE: Assistir
Vídeo teatro, descrever a compreensão do texto em história em quadrinhos com
desenho pintura e escrita sobre papel A4.
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