Não
há como desprezar a pluralidade cultural na atualidade, e que se manifesta em
todos os espaços sociais, inclusive nas escolas e nas salas de aula. Essa
pluralidade, muitas vezes gera confrontos e conflitos, tornando cada vez mais
agudos os desafios a serem enfrentados pelos profissionais da educação. De
outra maneira, essa mesma pluralidade pode propiciar o enriquecimento e a
criação das possibilidades de atuação pedagógica.
O
cenário multicultural se reflete nas nossas salas de aula, influenciando sensivelmente
o trabalho que é desenvolvido. É importante que se construa uma abordagem no
espaço escolar em que haja a contextualização e a compreensão do processo de
construção das diferenças e das desigualdades. Assim,
se possibilita uma maior compreensão de como e em que contexto social um
determinado conhecimento surge e se propaga.
O
estudo da história da cultura africano possibilita a correção das referências
equivocadas que carregamos sobre os africanos, além, é claro, de tornar mais
denso nossos conhecimentos sobre suas características e realidades.
Para trabalhar este projeto cada
disciplina realizou uma atividade referente ao tema afro descendente:
Ciências: Comidas de
origem africana.
Educação Física: Danças
de origem africana
Artes: Máscaras
africanas produzidas no papelão e massa corrida, colorida com tinta guache.
Ensino Religioso:
Significado das vestes e adornos africanos.
Português: Influência
africana no vocabulário brasileiro.
Geografia: Riquezas
naturais da África e população africana no Brasil.
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